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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10229
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Raidalva Nery-
dc.contributor.authorVicente, Lina do Nascimento-
dc.creatorVicente, Lina do Nascimento-
dc.date.accessioned2013-05-02T15:47:57Z-
dc.date.available2013-05-02T15:47:57Z-
dc.date.issued2013-05-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10229-
dc.description.abstractO presente artigo tem como enfoque principal analisar o motivo que leva as escolas a contratarem Bacharéis em detrimento dos Licenciados tomando como referência as escolas de 2º grau que tem sido pioneira nessa prática. A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico, pois influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. A formação docente retrata saberes necessários para a prática do professor em sala de aula. A formação superior cuja titulação seja o bacharelado, possui algumas carências referente à prática de ensino, tendo em vista que o conteúdo desenvolvido pelo professor não contempla os conhecimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de um ensino satisfatório, como ocorre na Licenciatura. Nos meios profissionais políticos, universitário, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil, verifica-se uma redescoberta da Pedagogia a qual está em baixa entre intelectuais e profissional do meio educacional, com uma forte tendência em identificá-la apenas com a docência, quando não para desqualificá-la como campo de saberes específico. No Brasil o processo de reformulação das diretrizes curriculares tem levantado antigas e inesgotáveis discussões que se contrapõem, por exemplo, a formação de especialistas à de generalistas, as licenciaturas aos bacharelados, as competências, às habilidades e diretrizes específicas para a formação de professores buscando dar significado a essa prática. A esse respeito, vale refletir sobre a prática de ensino desempenhada pelo profissional das escolas de nível médio.pt_BR
dc.subjectFormação superiorpt_BR
dc.subjectLicenciatura X Bachareladopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleBacharéis e licenciados: qual o profissional que atua no ensino médio brasileiro?pt_BR
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