https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10229
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Raidalva Nery | - |
dc.contributor.author | Vicente, Lina do Nascimento | - |
dc.creator | Vicente, Lina do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T15:47:57Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T15:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-02 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10229 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como enfoque principal analisar o motivo que leva as escolas a contratarem Bacharéis em detrimento dos Licenciados tomando como referência as escolas de 2º grau que tem sido pioneira nessa prática. A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico, pois influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. A formação docente retrata saberes necessários para a prática do professor em sala de aula. A formação superior cuja titulação seja o bacharelado, possui algumas carências referente à prática de ensino, tendo em vista que o conteúdo desenvolvido pelo professor não contempla os conhecimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de um ensino satisfatório, como ocorre na Licenciatura. Nos meios profissionais políticos, universitário, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil, verifica-se uma redescoberta da Pedagogia a qual está em baixa entre intelectuais e profissional do meio educacional, com uma forte tendência em identificá-la apenas com a docência, quando não para desqualificá-la como campo de saberes específico. No Brasil o processo de reformulação das diretrizes curriculares tem levantado antigas e inesgotáveis discussões que se contrapõem, por exemplo, a formação de especialistas à de generalistas, as licenciaturas aos bacharelados, as competências, às habilidades e diretrizes específicas para a formação de professores buscando dar significado a essa prática. A esse respeito, vale refletir sobre a prática de ensino desempenhada pelo profissional das escolas de nível médio. | pt_BR |
dc.subject | Formação superior | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura X Bacharelado | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Bacharéis e licenciados: qual o profissional que atua no ensino médio brasileiro? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros (SIBI) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.