Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sardenberg, Cecília Maria Bacellar | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Jucélia Santos Bispo | - |
dc.creator | Ribeiro, Jucélia Santos Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T15:59:12Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T15:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10234 | - |
dc.description | 139f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação focalizou o processo de socialização infanto-juvenil no que diz respeito às relações de gênero e exercício da sexualidade, a partir de uma perspectiva sócioantropológica. O trabalho baseou-se em pesquisa de cunho etnográfico, que teve como alvo grupos de crianças de ambos os sexos, dos 5 aos 14 anos, pertencentes a famílias de classes populares de uma comunidade situada na Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Estado da Bahia. A pesquisa orientou-se para a observação do comportamento dos meninos e meninas tanto no âmbito doméstico-familiar e na escola quanto em espaços de lazer, tais como a praia e uma praça, local onde as crianças brincam e interagem, geralmente longe da supervisão dos adultos. A investigação valeu-se, também, de entrevistas formais e informais com pais, outros parentes, professores e as próprias crianças, com o propósito de identificar normas, valores e práticas relativos a gênero e construção da sexualidade no mundo infantoinfantil. O trabalho mostrou que, apesar da forte influência da família e da escola na socialização primária, as crianças internalizam, reproduzem e reelaboram representações sobre as relações de gênero e conduta sexual adequada, sobretudo com seus pares e, principalmente, no contexto de diferentes jogos e brincadeiras infantis. Isso garante que, a partir dos sete anos de idade, os grupos etários já se dividam por sexo, demarcando os comportamentos apropriados para “meninos-machos” e “meninas-fêmeas”: enquanto eles se afirmam externalizando a sua sexualidade, elas são treinadas, desde cedo, a negá-la, mostrando-se sempre recatadas. O estudo analisou as representações e as práticas dos grupos observados nesse processo socializador, revelando como gênero e sexualidade são construídos socialmente, dependendo dos contextos em que se dão as diferentes interações sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Comportamento sexual | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Sexo | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Sexual behavior | pt_BR |
dc.subject | Socialization | pt_BR |
dc.subject | Sexy | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.title | “Menino-macho” e “menina-fêmea”: a socialização e a sexualidade infanto-juvenis no universo de classes populares, em Itaparica, Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS)
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