Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.advisor | Mororó, Leila Pio | - |
dc.contributor.author | Lemos, Elson de Souza | - |
dc.creator | Lemos, Elson de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T18:33:15Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T18:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10258 | - |
dc.description | 148f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo colaborar na construção do conhecimento sobre o currículo dos cursos de formação do professor da educação infantil, fazendo uma análise da articulação dos seus saberes com a práxis pedagógica do educador de criança. Essa análise teve como fundamento um olhar multirreferencial sobre a temática em questão tendo em vista que esse estudo, de natureza qualitativa, considerou, no seu referencial metodológico, a dimensão dialética da educação e os aspectos fenomenológicos no seu procedimento estratégico. Verificou-se com essa pesquisa que esses saberes encontram-se no cenário do cotidiano pedagógico, desarticulados e fragmentados e que a formação de professores tem se constituído como tenra linha condutora na articulação de seus saberes com a experiência da prática pedagógica dos professores da educação infantil. Essa articulação implica no estabelecimento consciente e intencional da inter-relação de saberes que dão suporte à formação com saberes vivenciados na realidade escolar, pois assim se estará contribuindo na construção do perfil do docente da educação infantil. Verificou-se que para a-con-tecer essa articulação faz-se necessário uma experiência solidária que supere a mera justaposição de disciplinas que constituem as propostas curriculares dos cursos de formação do professor. Abaliza-se como possibilidade o currículo inspirado na complexidade e na multireferencialidade, no respeite a diversidade e na instrumentalização docente para enfrentar as incertezas e trabalhar a criatividade de maneira dinâmica e revolucionária, portanto não poupando ousadia no ato transgressor do seu ser-sendo, na medida em que se revela como ação intencional, consciente, enquanto, práxis pedagógica construtora da autonomia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saberes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | To know curricular | pt_BR |
dc.subject | Formation of teachers | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | pt_BR |
dc.title | Currículo e formação docente: uma análise da articulação dos saberes na prática pedagógica do professor da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|