Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia Silveira | - |
dc.contributor.advisor | Nóvoa, António | - |
dc.contributor.author | Souza, Elizeu Clementino de | - |
dc.creator | Souza, Elizeu Clementino de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T18:59:54Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T18:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10267 | - |
dc.description.abstract | A tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa- compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de formação | pt_BR |
dc.subject | Abordagem autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Supervisionated trainmament | pt_BR |
dc.subject | Auto-biographical approach | pt_BR |
dc.subject | Formation narratives | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher formation | pt_BR |
dc.title | O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
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