Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Ligia Rangel | - |
dc.contributor.author | Varela, Domingos Alberto de Sousa | - |
dc.creator | Varela, Domingos Alberto de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-04T17:32:56Z | - |
dc.date.available | 2013-05-04T17:32:56Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10366 | - |
dc.description | p. 1-174 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, os estudos que abordam as questões relacionadas com os adolescentes vêem a ocupar um lugar de relevo por mais diversos campos de conhecimento, principalmente em educação e saúde, ressalvando a especial atenção à saúde sexual e reprodutiva e à sexualidade dos mesmos. Com o advento da SIDA, houve uma preocupação ainda maior nas ultimas décadas em termos de incrementar estratégias de luta contra esta pandemia, enfatizando cuidados especiais, sobretudo no que se refere à sexualidade destes. A presente pesquisa visa analisar as possibilidades e as limitações do Programa de Educação Sexual no Ensino Básico e Secundário, na prevenção das IST/HIV/SIDA, segundo os professores e alunos de uma Escola Secundária de Cabo Verde, tendo em conta a percepção dos mesmos sobre adolescência e sexualidade. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com os alunos do 9° ano de escolaridade e com os professores de Formação Pessoal e Social – FPS da escola. Foi efetuada a produção de dados mediante a observação participante, assistência das aulas e realização de entrevistas individuais semi-estruturadas em profundidade com 9 professores e 11 alunos. A análise do corpus foi efetuada distinguindo a percepção de cada grupo de atores e posteriormente buscou-se estabelecer alguma comparação entre a percepção dos diversos sujeitos do estudo sobre a adolescência, sexualidade e programa de educação sexual, dialogando com as teorias que embasam este estudo. Os resultados obtidos apontam diferentes percepções de adolescência, quer como fase problemática e de tensão, bem como fase de transição e da construção sócio-cultural. A sexualidade é percebida, pelos sujeitos desta pesquisa, como uma aprendizagem construída socialmente dependendo da cultura e do meio onde está inserido o indivíduo. Mesmo numa sociedade contemporânea, percebe-se certa dificuldade do diálogo entre os pais e filhos, principalmente quando o assunto é a sexualidade, tendo em conta certo tabu e preconceito. Registra-se, segundo os informantes, certa desarticulação entre a escola, a família e a instituição Igreja sobre a prevenção das IST/HIV/SIDA e a gravidez nos adolescentes. Apesar dos informantes reconheceram a importância do programa da educação sexual, revelaram que este deixa muito a desejar, visto que não atende todas as demandas atuais dos adolescentes caboverdianos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Education in health | pt_BR |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde Reprodutiva | pt_BR |
dc.subject | IST/HIV/SIDA | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de doenças | pt_BR |
dc.subject | Saude publica | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Sexual education | pt_BR |
dc.subject | Prevention of diseases | pt_BR |
dc.title | Programa de educação sexual em IST/HIV/SIDA com adolescentes de uma escola secundária de Cabo Verde: percepção dos atores envolvidos no programa. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ISC)
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