Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-07T12:12:06Z | - |
dc.date.available | 2013-05-07T12:12:06Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453 | - |
dc.description.abstract | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social. | pt_BR |
dc.publisher | Revista da FACED - UFBA | pt_BR |
dc.subject | pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora | pt_BR |
dc.title | O pensar e o conhecer na investigação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 18 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|