Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Sergio Coelho Borges | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de | - |
dc.creator | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T11:45:14Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T11:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10509 | - |
dc.description | 280f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador que buscou compreender os potenciais emancipatórios que a atividade do Teatro-Educação poderia propiciar aos participantes. Atrelado a essa perspectiva buscou-se a elaboração de uma metodologia de ensino do teatro, a partir de jogos teatrais, da história de vida de cada aluno, da utilização de peças teatrais — que no caso específico desse estudo foram as peças didáticas de Bertolt Brecht —, e de técnicas de interpretação, que possibilitasse um processo de conscientização, um aperfeiçoamento técnico na arte de interpretar e a criação de textos teatrais referenciados na vivência dos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada na teoria do teatro pobre, de Jerzy Grotowski; no teatro da crueldade, de Antonin Artaud; na realidade da cena com comportamentos inspirados na vida real, de Constantin Stanislavski. Também foram abordadas teorias de autores que têm proximidade com as pedagogias críticas e libertárias. A pesquisa resultou num espetáculo com os jovens participantes, aliando a experiência de vida de cada um a técnicas teatrais, resultando daí sujeitos mais críticos, com maior autonomia e uma interação com a realidade mais refinada, para composição de espetáculos cuja comunicação com o público seja eficaz e demonstre apuro técnico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Peça didática | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Teatro-educação | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Theater-education | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Awareness | pt_BR |
dc.subject | Educational play | pt_BR |
dc.title | A criação de textos teatrais a partir de jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|