Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T12:38:02Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T12:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10561 | - |
dc.description.abstract | Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias. | pt_BR |
dc.publisher | Revista Tempos e Espaços em Educação - UFS | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Experiência educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação emancipatória | pt_BR |
dc.title | O que é uma experiência educativa? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
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