Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.creator | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:10:54Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10965 | - |
dc.description.abstract | Os documentos oficiais da atual política educacional brasileira preconizam que o processo de escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais seja desenvolvido no sistema regular de ensino. A presente pesquisa buscou estudar o processo de inclusão escolar de alunos com surdocegueira inseridos no Ensino Básico de escolas regulares da cidade de Salvador-Bahia. O objetivo geral foi estudar, entender e discutir as diferentes formas de comunicação de alunos surdocegos, relacionando-as com o seu processo de inclusão nessas escolas. Foram objetivos específicos: descrever e analisar as formas de comunicação exclusivas de alunos com surdocegueira que estudam em escolas do Ensino Básico, em Salvador-Bahia; identificar os tipos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) disponibilizados aos alunos surdocegos nas escolas; discutir as formas de comunicação e o Atendimento Educacional Especializado encontrados, relacionando-os com o processo de inclusão educacional vivenciado por alunos com surdocegueira. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo, como amostra, quatro alunos surdocegos, sendo três do ensino Fundamental II e um do Ensino Médio. A coleta dos dados foi realizada em 2009, no espaço escolar dos alunos, compreendido por três escolas públicas e uma privada. O instrumento de análise foi a entrevista aberta, complementada por observação assistemática e análise de documentos técnicos e pedagógicos sobre os alunos. A análise e discussão dos dados foram organizadas a partir da técnica “análise de conteúdos” e resultou em três categorias: a primeira tratou da dinâmica do atendimento educacional especializado oferecido ao aluno surdocego, cujos resultados constataram lacunas na infraestrutura e na ação dos especialistas, bem como fragmentação do atendimento oferecido ao aluno surdocego; na segunda categoria foram identificadas as formas de comunicação dos alunos surdocegos pesquisados, verificando-se maiores dificuldades quanto às formas utilizadas para receber as mensagens; na terceira categoria relacionou-se o atendimento educacional especializado recebido pelo aluno surdocego com as formas de comunicação do aluno surdocego, discutindo as implicações desta relação para a inclusão escolar deste aluno, o que evidenciou o desconhecimento por parte da comunidade escolar sobre as necessidades do aluno com surdocegueira nos espaços escolares públicos e privados de Salvador-Bahia, analisados por esta pesquisa. São apresentadas, finalmente, propostas concretas para uma inclusão escolar mais eficaz dos alunos surdocegos, sugerindo-se ações a curto, médio e longo prazo, considerando os resultados encontrados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Special needs | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Deaf-blind | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Surdocego | pt_BR |
dc.title | A comunicação do aluno surdocego no cotidiano da escola inclusiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|