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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11009
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.authorNeves, Nedy Maria Branco Cerqueira-
dc.creatorNeves, Nedy Maria Branco Cerqueira-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:51:00Z-
dc.date.available2013-05-16T17:51:00Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11009-
dc.description.abstractEste trabalho pretende fazer uma avaliação no ensino de Ética Médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia, propondo elementos contributivos para a humanização da Medicina, através da análise das alterações introduzidas no currículo e na abordagem metodológica. A justificativa do tema é conseqüente à demanda da sociedade contemporânea que clama pela ³KXPDQL]DomR¥ dos médicos e da medicina. A evolução técnico-científica gerou uma gama de exames e procedimentos, dando um novo direcionamento à medicina científica ocidental contemporânea, afastando o médico da arte de curar. Este modelo não deve evoluir para o distanciamento da relação médico-paciente e sim para ser um auxílio diagnóstico e terapêutico. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da utilização de livros-texto e de artigos publicados em revistas indexadas, que gerou o referencial teórico. Este material foi dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo foi abordada a conceituação de termos utilizados na área, como: ética, moral, deontologia, diceologia e ética médica. O segundo, foi dedicado à Bioética, com a contextualização, o histórico, os princípios e tendências. O terceiro abordou os códigos de ética e os códigos de ética médica. O quarto foi dedicado ao ensino, o ensino brasileiro a época da criação das escolas médicas e o ensino médico, com as principais reformas curriculares. O quinto capítulo, foi dedicado ao ensino de Ética Médica, através de questionamento de como, por que, quando, quem deve ensinar e como avaliar. Foi ainda realizada uma pesquisa documental e um levantamento através de análise quantitativa, utilizando questionários para os discentes e uma avaliação qualitativa, através de entrevistas para os docentes. O trabalho foi concluído com a percepção que muito ainda precisa ser transformado para que o ensino seja eficaz na transmissão de valores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMedical ethicpt_BR
dc.subjectCódigos de ética médicapt_BR
dc.subjectEnsino de bioéticapt_BR
dc.subjectAvaliação de ética médicapt_BR
dc.subjectEnsino de ética médicapt_BR
dc.subjectÉtica médicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMedical ethic teachingpt_BR
dc.subjectMedical ethic evaluationpt_BR
dc.subjectBioethic teachingpt_BR
dc.subjectMedical ethic codespt_BR
dc.titleAvaliação do ensino de ética médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia-Brasil: elementos contributivos para a humanização da medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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