Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.author | Titton, Mauro | - |
dc.creator | Titton, Mauro | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T18:24:16Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T18:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11117 | - |
dc.description.abstract | Este estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema norteador perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Formation | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Sem Terra | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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