Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-22T19:32:44Z | - |
dc.date.available | 2013-05-22T19:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182 | - |
dc.description.abstract | Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação democrática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia humanista | pt_BR |
dc.title | A formação humana no horizonte da integralidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasilia | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 215 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|