https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento, desejo e significado |
Título(s) alternativo(s): | Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Abstract: | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação. |
Palavras-chave: | Conhecimento científico Educação libertadora Aprendizagem significativa |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento, desejo e significado.pdf | 186,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.