Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAras, Lina Maria Brandão de-
dc.contributor.authorNascimento, Rosana Andrade Dias do-
dc.creatorNascimento, Rosana Andrade Dias do-
dc.date.accessioned2013-05-24T11:26:34Z-
dc.date.available2013-05-24T11:26:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11231-
dc.description280f.pt_BR
dc.description.abstractA Exposição do Mundo Português em 1940 foi um evento idealizado pelo Estado Novo portugues para marcar oito séculos de história dos portugueses no mundo. Diferentemente das Exposições Internacionais realizadas até então, o Estado Novo realizou uma exposição de caráter nacional para contar uma história de glórias do passado aos portugueses do presente. O nosso estudo tratou da participação do Brasil, nessas Comemorações Centenárias, na exposição denominada “Brasil Colonial”. Seu objetivo foi investigar o papel do Museu Histórico Nacional (MHN), por meio de seu acervo, na reconstrução histórica do Brasil Colonial na Exposição do Mundo Português (EMP). Foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar a EMP como um evento marcante das Comemorações Centenárias que contavam oito séculos de história dos portugueses no mundo; identificar o acervo do MHN selecionado para compor o Pavilhão do Brasil Colonial na Exposição do Mundo Português; analisar os fatos históricos do Brasil Colonial considerados representativos para a definição do circuito da exposição a partir do acervo do MHN; e estudar a influência de Gustavo Dott Barroso nas decisões para a exposição do Brasil Colonial. A metodologia empregada foi a análise histórica e historiográfica, realizada com base na documentação iconográfica, documental e fotográfica existentes nos arquivos, museus e bibliotecas de instituições públicas e privadas brasileiras e portuguesas. A análise dos dados coletados permitiu desmistificar alguns pontos, tais como: a periodização da história do Brasil Colonial definida para a Exposição; o acervo do MHN, escolhido para narrar a História do Brasil Colonial; conhecer os caminhos percorridos por um acervo museológico, no caso, o do MHN, usado para a construção de um discurso expositivo que objetivava a representação da herança portuguesa na construção do Brasil Colonial. Os resultados permitiram concluir-se que, em 1940, a Exposição do Mundo Português foi um momento de afirmação da nacionalidade portuguesa usando o passado de glórias e de expansão no mundo. Sobre o Brasil e a sua participação, houve uma condução por intelectuais brasileiros e portugueses, por meio de cartas codificadas, cifradas, com registros de confidenciais que atravessaram o Atlântico em conchavos e conluios para possibilitar a representação brasileira. Com relação à montagem da exposição do Pavilhão Brasil Colonial com o acervo do MHN, foram marcantes as atitudes de Gustavo Barroso à frente da construção dessa narrativa, realizando uma exposição para enaltecer, através dos objetos, a epopéia do paraíso - o Brasil Colônia. Assim, em 1940, o Brasil é Português.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em História da UFBApt_BR
dc.subjectExposiçãopt_BR
dc.subjectMundo portuguêspt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectExpositionpt_BR
dc.subjectPortuguese worldpt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.titleO “Brasil Colonial” e a exposição do mundo português de 1940pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Rosana Nascimento1.pdfParte 15,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Rosana Nascimento2.pdfParte 25,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Rosana Nascimento3.pdfParte 35,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Rosana Nascimento4.pdfParte 45,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.