https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11446
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração |
Título(s) alternativo(s): | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
Autor(es): | Catunda, Arturo Cavalcanti Verhine, Robert Evan |
Autor(es): | Catunda, Arturo Cavalcanti Verhine, Robert Evan |
Abstract: | O objetivo desse trabalho é divulgar os resultados de uma investigação que almejou identificar os determinantes da qualidade de cursos da educação superior. Adotando como fundamento teórico os conhecimentos acumulados por meio das pesquisas sobre a eficácia escolar, a investigação aborda a realidade brasileira dos cursos superiores da área de gerenciamento e administração, no ano de 2006. A partir de dados secundários obtidos nas bases do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, foram utilizadas técnicas estatísticas de Análise de Classe Latente e Regressão Logística para a formação de 11 construtos que representaram o modelo de análise da investigação. Como resultado, tais construtos evidenciaram padrões de comportamento que melhor se associaram a indicadores relacionados ao conceito de qualidade na educação superior. Ao passo que a investigação colabora na divulgação da aplicação das citadas técnicas estatísticas nas ciências sociais aplicadas, os resultados aqui apresentados trazem novas contribuições às discussões acerca de qualidade na educação e de políticas educacionais. |
Palavras-chave: | Administração Educação superior Estatísticas educacionais |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11446 |
Data do documento: | Jan-2012 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CCCCCCCCCCC.pdf | 985,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.