Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos | - |
dc.contributor.author | Barros, Cláudia Silva Marinho Antunes Barros | - |
dc.creator | Barros, Cláudia Silva Marinho Antunes Barros | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-30T00:31:01Z | - |
dc.date.available | 2013-05-30T00:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11538 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo avaliar como os fatores de qualidade, no que se referem à
estrutura, processo e resultado, e os modelos de gestão adotados pelos hospitais públicos
baianos se interelacionam e influenciam os serviços de internação em clínica médica. Para
tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre avaliação da qualidade em serviços de saúde e
sobre os modelos de gestão tradicional/burocrático e terceirizado, como forma de respaldar a
análise dos resultados. Foi realizado um estudo quantitativo, avaliativo, exploratório e
descritivo. De um universo de 43 hospitais públicos baianos foi selecionada
probabilisticamente, uma amostra de dezenove hospitais. A coleta de dados foi realizada no
período de janeiro a abril de 2004 utilizando como instrumento o questionário. A análise dos
resultados revela que, no contexto da Reforma Administrativa, de 1995, os fatores da
qualidade desenvolvidos por Donabedian relativos à estrutura, processo e resultado, são
insuficientes para a avaliação dos serviços de saúde, dado que esse método não considera o
contexto no qual se insere as organizações hospitalares públicas, como diferentes modelos de
gestão, porte e complexidade de atendimento, influenciando na sua qualidade. No que se
refere a interelação dos fatores de qualidade observou-se que existe uma estreita relação entre
as três dimensões, confirmando a afirmação de Donabedian de que boa estrutura pode garantir
bom processo, mas má estrutura pode levar a processos inadequados e que boa estrutura e
bom processo não necessariamente garantem bons resultados. Com relação aos modelos de
gestão, os resultados indicam que eles influenciaram na qualidade da estrutura e do processo.
No entanto, não se observou influência relevante deste aspecto sobre a qualidade dos
resultados, especificamente, no que diz respeito à capacidade de oferta de internações. Os
hospitais com gestão terceirizada apresentam mais indicadores positivos de qualidade, tanto
para a estrutura, os processos e os resultados. Isso, contudo, não permite afirmar que os
hospitais com este modelo de gestão sejam a solução para a melhoria da qualidade, dado que
os melhores indicadores de estrutura e de processo apresentados por estes hospitais não
determinaram relevante influência no resultado, medido, especialmente, pela capacidade de
oferta. Isso indica que o modelo de gestão pouco influenciou na qualidade dos resultados. Em
síntese, os modelos de gestão adotados pelos hospitais públicos baianos influenciam na
estrutura e no processo, mas não determinam melhor qualidade dos resultados. Ambos
apresentam as mesmas dificuldades com relação à oferta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da qualidade em serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Modelo de gestão e indicadores | pt_BR |
dc.title | Avaliação da qualidade dos hospitais públicos baianos segundo o modelo de gestão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF)
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