Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Climene Laura de | - |
dc.contributor.author | Batista, Tatiana Franco | - |
dc.creator | Batista, Tatiana Franco | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-30T00:32:49Z | - |
dc.date.available | 2013-05-30T00:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11539 | - |
dc.description.abstract | A anemia falciforme é uma doença milenar, de caráter hereditário, ancestral e étnico, com
elevada incidência em nosso meio. Apesar de prevalente na raça negra não pode ser
considerada exclusiva desta população, pois trata-se de uma patologia de transmissão
mendeliana, podendo acometer qualquer indivíduo. É uma doença bastante limitante devido
às suas variadas manifestações e complicações clínicas principalmente na adolescência,
quando o ser humano está em busca da construção de sua identidade. Este estudo busca
responder como vivem os adolescentes com anemia falciforme, para tanto traçou-se como
objetivo compreender o cotidiano de adolescentes com anemia falciforme e suas potências por
meio da descrição do seu processo de viver. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo,
exploratório, fundamentado na sociologia compreensiva do cotidiano proposta por Michel
Maffesoli. Apresenta como sujeitos, seis adolescentes de 10 a 19 anos, cadastrados nos
centros de referências para doença falciforme, na cidade de Salvador-BA. Os dados foram
coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada e analisados utilizando a técnica de
análise de conteúdo. A partir daí emergiram três categorias: caracterização dos adolescentes,
condições de vida dos adolescentes e vivendo a adolescência com anemia falciforme. A
maioria dos adolescentes deste estudo se auto declararam negros, pertencentes a famílias de
classe econômica baixa e residentes em bairros da periferia da cidade; apresentam atraso no
nível de escolaridade, causado pelas limitações da doença e criam diversas estratégias para
desenvolverem atividades de lazer, além de apresentarem tendência grupal característica desta
faixa etária, encontrando nas relações de amizade atitudes de zelo, preocupação e cuidado Em
relação á doença, a maioria não teve um diagnóstico precoce e, apesar de demonstrar
conhecimentos sobre os sintomas e as diversas maneiras de atenuá-los, desconhece o que seja
a anemia falciforme e suas conseqüências. Ao final deste estudo, considera-se de extrema
relevância a capacitação do enfermeiro para lidar com pessoas com anemia falciforme,
criando estratégias educacionais que possibilitem o empoderamento dos mesmos, favorecendo
o auto cuidado e minimizando, assim, as complicações dessa doença. Sugere-se que novas
pesquisas sejam realizadas, principalmente com enfoque na subjetividade humana,
favorecendo assim a visibilidade da anemia falciforme na nossa sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Anemia falciforme | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.title | Con[vivendo] com a anemia falciforme:o olhar da enfermagem para o cotidiano de adolescentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF)
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