Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLordelo, Eulina da Rocha-
dc.contributor.authorGomes, Henriette Ferreira-
dc.creatorGomes, Henriette Ferreira-
dc.date.accessioned2013-06-06T19:08:19Z-
dc.date.available2013-06-06T19:08:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11748-
dc.description.abstractA integração dos espaços informacionais da universidade às práticas pedagógicas constituiu a temática deste trabalho, que teve como objetivo identificar a possibilidade de interseção do ambiente da sala de aula aos ambientes da biblioteca e do laboratório. Buscouse analisar se o processo dialógico estabelecido em um fórum de discussão pode favorecer a construção do espaço crítico e o desenvolvimento de ações articuladas entre a sala de aula, a biblioteca e o laboratório. A investigação se deu por meio da realização de um estudo de caso com observação intensiva, em uma amostra composta por três turmas de uma disciplina ministrada em um curso de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), perfazendo um total de 109 estudantes. Os procedimentos de coleta dos dados utilizados incluíram a observação direta e intensiva das aulas cursadas pelas três turmas; a realização de uma intervenção com a implantação do fórum de discussão da disciplina na Internet; a observação indireta do movimento de utilização da Biblioteca pelos alunos; a realização de grupos focais com os estudantes, com as bibliotecárias, aplicação de questionário junto aos estudantes e de entrevistas com o professor. A análise dos dados se realizou a partir da integração de abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados mostraram que o ambiente da sala de aula está concentrado no nivelamento do conhecimento entre os estudantes a partir da apresentação dos conteúdos programáticos, ficando o espaço crítico limitado ao esclarecimento de dúvidas. As tecnologias da comunicação e informação utilizadas nesse ambiente cumprem apenas uma função auxiliar na promoção do contato dos estudantes com o conhecimento. O laboratório limita-se a oferecer acesso aos recursos tecnológicos para acesso à informação, tratamento e análise de dados e digitação de trabalhos acadêmicos, enquanto a biblioteca mantém-se favorecendo o acesso à informação científica. Esses ambientes, que poderiam atuar no favorecimento das interações para o debate, permanecem atuando isoladamente, com metas específicas, sem integração entre si. Como resultado dessa intervenção verificou-se que o uso dos recursos tecnológicos, em um fórum de discussão, poderá favorecer ações integradas da sala de aula, da biblioteca e do laboratório. Os novos recursos tecnológicos são mais empregados por alunos e professores para o acesso e compartilhamento das informações. No fórum de discussão a etapa de acesso também representou um espaço do exercício da leitura, e o compartilhamento das reflexões, na expansão do debate, um espaço do exercício da escrita. Assim, tendo o ensino-aprendizagem como foco central de todas as atividades da universidade, as etapas de acesso e de troca das informações, nas quais se dá o uso mais intenso das diversas tecnologias, poderão ser trabalhadas articuladamente entre a sala de aula, a biblioteca e laboratório, sendo o fórum de discussão, um espaço possível de atividades conjuntas desses ambientes. Ações integradas da sala de aula, da biblioteca e do laboratório voltadas ao ensino-aprendizagem na graduação devem nortear todo planejamento acadêmico, constituindo-se em meta central para o aprofundando do debate e expansão do espaço crítico na universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação superior - Laboratóriopt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação superior - Bibliotecapt_BR
dc.subjectInformation technologiespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLibrarypt_BR
dc.subjectLaboratorypt_BR
dc.subjectEadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e espaços informacionais da universidade: possibilidades de integração na construção do espaço críticopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HenrietteFerreiraGomesTESE-PRÁTICAS-PEDAGÓGICAS-E-ESPAÇOS-INFORMACIONAIS-2006.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.