https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11785
Tipo: | Dissertação |
Título: | Quem tem medo do lobo mau?: um estudo sobre a produção imaginária da criança e sua relação com a aprendizagem |
Autor(es): | Soares, Leila da Franca |
Autor(es): | Soares, Leila da Franca |
Abstract: | Esta dissertação trata de uma investigação sobre uma possível relação entre a produção imaginária da criança de quatro a cinco anos e o desenvolvimento da sua aprendizagem. Para atingir esse objetivo, a autora faz, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, privilegiando autores considerados importantes para o favorecimento de uma discussão teórica sobre alguns conceitos implicados no estudo, como: real, simbólico, imaginário, sujeito cognoscente e os contos infantis enquanto recurso imaginário. Posteriormente, desenvolve uma pesquisa de campo com um grupo de alunos da Educação Infantil (Pré-I), numa escola da rede municipal, na cidade de Salvador-Bahia, utilizando a leitura de histórias infantis como recurso imaginário, para elucidar elementos significativos na construção do conhecimento, por parte dessas crianças, no pressuposto de que a produção imaginária, nessa fase, constitui “terreno imaginário” para a aprendizagem de conceitos. O tratamento dos dados faz-se a partir da criação de três categorias de análise (não faz/não fala, faz e fala), articuladas a três tempos( chegando perto do lobo mau, desvelando o lobo mau e mandando o lobo mau passear). Ao final da investigação, a autora constata que o “terreno imaginário”, introduzido sem clareza, no momento inicial, tem, agora, consistência teórica, permitindo entender a sua relação direta com esse tempo em que a criança, ao fazer, pode experimentar, descobrir, desvelar as várias propriedades do objeto de conhecimento, condição para que possa dele apropriar-se, falar sobre ele, enfim, aprender. A contribuição do estudo á apontada como relevante para professores e demais profissionais que atuam na Educação Infantil. |
Palavras-chave: | Produção imaginária da criança Educação Contos infantis e aprendizagem Ser cognoscente Educação infantil Children imaginary production Fairy tales and learning process Learning process Children education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11785 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leila Soares.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.