Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.author | Santos, Jilvania Lima dos | - |
dc.creator | Santos, Jilvania Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T19:02:57Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T19:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11796 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, apresenta-se um estudo compreensivo da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, discutindo-se alguns aspectos relativos ao processo da formação humana. No bojo das reflexões, embora tomando também como referência outras obras, há uma apropriação do livro Discurso sobre a desigualdade entre os homens, visando pensar a constituição do homem mediante o delineamento das suas características em estado natural, bem como uma sistematização/síntese dos cinco capítulos que compõem o Emílio - ou da educação, concebendo a criança como aquela que concentra em si a potência in natura. Entendendo, portanto, o homem pela natureza e a natureza pelo homem, busca-se tecer um fio condutor capaz de ressaltar a distinção entre dois conceitos fundamentais para a compreensão de uma educação inspirada nos seus princípios pedagógicos: amor-de-si e amor-próprio. Enfatiza-se que, do começo ao fim, o propósito de sua obra evidencia o objetivo da vida humana: encontrar a felicidade; e somente em seu próprio coração pode uma pessoa saber o que necessita para ser feliz. Pretende-se, assim, subsidiada pela cacunda da esperança, adotar uma postura descritivo-propositiva com a força necessária para contribuir com a promoção de uma práxis pedagógica possível, competente na arte, na ciência e na sensibilidade inspiradora de provocar ações humanas com dupla intencionalidade: seres para si próprios e seres para os outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Human development | pt_BR |
dc.subject | Love-by-itself | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Amor-de-si | pt_BR |
dc.subject | Pedagogic praxis | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Jean-Jacques Rousseau e o amor-de-si: ou dos fundamentos para uma pedagogia do sentimento de preservação e benevolência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|