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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, José Lucimar-
dc.contributor.authorAndrade, Rosângela Barros de-
dc.creatorAndrade, Rosângela Barros de-
dc.date.accessioned2013-07-24T16:36:31Z-
dc.date.available2013-07-24T16:36:31Z-
dc.date.issued2006-02-22-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12281-
dc.description.abstractEste é um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, desenvolvido com docentes da Disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve como objetivo principal analisar como essa Disciplina forma o enfermeiro para cuidar, considerando especificamente a identificação das mudanças que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem (DCNENF) trouxeram para a Disciplina em estudo; as ações que estão sendo desenvolvidas com vistas à aquisição, desenvolvimento e avaliação de competências para o cuidar, assim como descrever as facilidades e dificuldades encontradas para o estabelecimento dessas mesmas competências. Para tanto,foram entrevistadas seis docentes da Disciplina no mês de novembro de 2005, cujas manifestações foram analisadas, tendo em vista os objetivos propostos. Seus resultados apontaram que as mudanças curriculares, a partir das DCNENF, criaram uma lacuna no processo de ensino aprendizado, voltada para as praticas do cuidar. Quanto às ações desenvolvidas na Disciplina para a aquisição de competências para o cuidar, observamos que elas continuam centradas no ensino de patologias e procedimentos para intervenção no corpo, embora já seja observada a abordagem de conteúdos direcionados a integralidade do cuidado. Em referência as dificuldades encontradas no processo, destacaram-se a redução da carga horária, condensação de conteúdos e transferência do lócus das praticas, atualmente desenvolvidas prioritariamente na rede básica, pelas demais disciplinas do Curso. As facilidades estiveram relacionadas à introdução da nova maneira de se conceber o cuidado, havendo consensualidade entre o grupo de docentes quanto ao trabalho com uma metodologia moderna, ampliando a visão do discente com a incorporação do cuidar em uma concepção ampla, destacando-se a necessidade de aprimoramento e a aquisição de competências referentes ao saber, ao saber fazer e ao saber ser de modo a atuar efetivamente na sua práxis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcewww.pgenf.ufba.brpt_BR
dc.subjectFormação do enfermeiropt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectCompetências para cuidarpt_BR
dc.titleCompetências para cuidar: aspectos político-pedagógicos na formação da(o) enfermeira(o)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

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