Abstract: | Este artigo é fruto de uma pesquisa que analisa o processo de implantação do centro de
entretenimento Aeroclube Plaza Show numa área pública da orla marítima da cidade de Salvador
e os motivos do grande sucesso desse empreendimento junto ao público. Esta análise visa
levantar argumentos que levem à compreensão dos processos urbanísticos desenvolvidos nessa
cidade na atualidade, assim como a forma de vida urbana que nela se realiza. Para tanto, buscou-
se inicialmente levantar as intenções políticas e econômicas associadas ao empreendimento. Aqui
se discute como o Aeroclube Plaza Show se tornou um novo ponto de encontros sociais na cidade,
e os motivos que o levaram a se promover como um novo tipo de espaço público. Em seguida, é
feita uma análise do Plaza Show, segundo sua característica de espaço global , ou melhor, de
território do capital multinacional, revendo-se a possibilidade da promoção de uma cultura global
em detrimento da cultura local. Por fim, é feito um enfoque que considera o Plaza Show como
indústria do entretenimento e como veículo expositor de mercadorias e sensações desconhecidas
e exóticas, verificando-se como ele responde às novas formas de lazer da sociedade
contemporânea e qual a sua participação na promoção dos valores da cultura do consumo. |