https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1245
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Francisco Ulisses Santos | - |
dc.creator | Rocha, Francisco Ulisses Santos | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-24T19:04:56Z | - |
dc.date.available | 2011-05-24T19:04:56Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.issn | 1679-6861 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1245 | - |
dc.description | p. 41 - 60 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo procura analisar a mobilidade a pé em Salvador, buscando, inicialmente, identificar na vertente funcionalista do urbanismo as raízes do atual modelo das cidades brasileiras, que prioriza o veículo particular em detrimento do transporte coletivo e ignora os modos não-motoriza- dos. Em seguida, é feita uma avaliação da metodologia utilizada no planejamento de transportes no Brasil e em Salvador que, além de enfoque mais quantitativo que qualitativo da questão, também prioriza o transporte motorizado e restringe o tratamento da circulação dos pedestres, praticamente, à área central das cidades. São analisadas as condições de circulação dos pedes- tres nas grandes cidades brasileiras, particularmente em Salvador, onde foram realizadas pesqui- sas volumétrica e de opinião na área do Iguatemi, para aferir essas condições. O artigo conclui propondo uma nova hierarquia para os modos de transporte na cidade, priorizando-se os modos não-motorizados, seguidos do transporte público coletivo e do veículo individual, visando a uma melhor qualidade ambiental e de vida urbana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A mobilidade a pé em salvador | pt_BR |
dc.title.alternative | Cadernos PPG-AU | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 2, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGAU) |
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