Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | D'Agostini, Adriana | - |
dc.contributor.author | Ortega Escobar, Micheli | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Joelma de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Perin, Teresinha | - |
dc.contributor.author | Silva, Guilherme Gil da | - |
dc.contributor.author | Alves, Melina Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael Bastos de | - |
dc.contributor.author | Leite, Lucia Valois | - |
dc.contributor.author | Suruagy, Erika | - |
dc.contributor.author | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.creator | D'Agostini, Adriana | - |
dc.creator | Ortega Escobar, Micheli | - |
dc.creator | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.creator | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.creator | Albuquerque, Joelma de Oliveira | - |
dc.creator | Perin, Teresinha | - |
dc.creator | Silva, Guilherme Gil da | - |
dc.creator | Alves, Melina Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Rafael Bastos de | - |
dc.creator | Leite, Lucia Valois | - |
dc.creator | Suruagy, Erika | - |
dc.creator | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-08T13:51:35Z | - |
dc.date.available | 2013-08-08T13:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 1982-7660 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12494 | - |
dc.description.abstract | O texto apresenta dados da realidade sobre a situação da educação no campo e uma proposta de organização de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar professores das séries finais do
ensino básico e ensino médio. Na justificativa estão expostas a relevância social e a necessidade vital da educação do campo. A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores
e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte
também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se
realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis / Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.source | http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19889/10616 | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Currículo para formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico para escola do campo | pt_BR |
dc.title | Licenciatura em educação do campo: reivindicação dos movimentos sociais de luta e um desafio para a universidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Educação Popular | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Uberlândia | pt_BR |
dc.identifier.number | V. 6 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)
|