Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Luiz César Marques | - |
dc.contributor.author | Gallo, Priscila Maria | - |
dc.creator | Gallo, Priscila Maria | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T12:04:24Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T12:04:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12678 | - |
dc.description.abstract | O foco desta dissertação é um exemplar da percussão afro-brasileira, popularmente
conhecido como “caxixi”. Trata-se de um chocalho de cesto originário da região
africana do Congo-Angola, na qual era utilizado em funções rituais e cerimoniais, e
que adquiriu outros usos e funções no Brasil, ligados a práticas musicais populares. A
parceria do caxixi com o berimbau na capoeira é uma das expressões mais
significativas que envolvem este instrumento, seguida pela sua utilização em práticas
da música popular brasileira. Constata-se que nas sociedades africanas originárias
berimbau e caxixi não eram parceiros, o que implica que esta união ocorreu pela
primeira vez no Brasil, certamente na capoeira Foi feita uma espécie de historiografia
da capoeira: origens, perseguição, sistematização, expansão, papel dos mestres e
políticas públicas, com base em fontes documentais e “livros vivos”. A escassez de
registros históricos sobre capoeira, manifestação marginalizada e proibida pelo
Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em
que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. O trabalho procura respostas
em depoimentos de mestres-capoeira consultados, porém não é possível esclarecer a
questão, uma vez quando tais mestres chegaram à capoeira, o caxixi já estava
presente como parceiro do berimbau. O coordenador da Oficina de Investigação
Musical de Salvador, pesquisador de instrumentos musicais, Bira Reis, também foi
ouvido e segundo ele, o caxixi encontrou uma funcionalidade na capoeira. O trabalho
procura analisar a necessidade de políticas públicas adequadas para atender as
demandas de mestres, professores e aprendizes da capoeira, arte brasileira tombada
como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ao reunir análises dos contextos com
foco em aspectos da musicalidade do caxixi, pretende-se enriquecer o conhecimento e
reflexão sobre a música brasileira em geral bem como sugerir a utilização deste
instrumento em atividades de educação musical. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.title | Caxixi: um estudo do instrumento afro-brasileiro em práticas musicais populares na Região de Salvador-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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