https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12866
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Josicélia Dumêt | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.creator | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-09T13:55:16Z | - |
dc.date.available | 2013-09-09T13:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12866 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação teve como objetivo analisar como vem se dando o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo realizado com discentes de três escolas da cidade do Salvador; uma pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados através de Entrevistas semi-estruturadas e os discursos analisados à luz da literatura publicada sobre o objeto deste estudo, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Das falas dos sujeitos emergiram duas categorias de análise: Caracterização do Sistema Único de Saúde e Cenários de Aprendizagem. Os resultados apontaram que os estudantes possuem visões diversas sobre o SUS; os princípios e diretrizes do SUS são parcialmente conhecidos pelos estudantes; as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde são relatadas como serviços oferecidos pelo SUS. Entre as estratégias utilizadas pelas escolas/cursos para a construção do conhecimento sobre o SUS estão a diversificação dos cenários de aprendizagem e as atividades de pesquisa e extensão. As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem têm provocado mudanças nos currículos e projetos pedagógicos das escolas/cursos. Essas mudanças, no entanto, não tem sido capazes de provocar transformações significativas na formação das enfermeiras, a qual ainda está voltada para as atividades de recuperação da saúde, desenvolvidas de forma fragmentada e desarticulada com as necessidades de saúde da população. Os cenários de aprendizagem mudaram, a pesquisa e extensão foram incorporadas à formação, mas as práticas desenvolvidas continuam fragmentando o saber e atendendo a lógica do atendimento individual e curativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | www.pgenf.ufba.br | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | SUS | pt_BR |
dc.title | Sistema Único de Saúde: conhecimento de discentes de graduação em enfermagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF) |
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