Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Norberto, Elaine | - |
dc.creator | Norberto, Elaine | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T14:12:36Z | - |
dc.date.available | 2011-06-02T14:12:36Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.issn | 0103-2070 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311 | - |
dc.description | p.203-223 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três
idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos,
por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística.
Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador
simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a
segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro
lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias
de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas
idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão
da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Marcas | pt_BR |
dc.subject | Estratégias corporativas | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.title | Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Tempo Social | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 16, n. 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)
|