Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Bispo Júnior, José Patrício | - |
dc.creator | Bispo Júnior, José Patrício | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T12:52:24Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T12:52:24Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 0104-5970 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13123 | - |
dc.description | p. 655-668 | pt_BR |
dc.description.abstract | Discute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702009000300005 | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino da saúde | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.title | Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação | pt_BR |
dc.title.alternative | História, Ciências, Saúde-Manguinhos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 16, n. 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IMS)
|