Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos |
Título(s) alternativo(s): | Revista comunicação, mídia e consumo |
Autor(es): | Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
Autor(es): | Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
Abstract: | Esta comunicação1 discute como se processaram algumas transformações
em hábitos de consumo feminino, diante da recente
segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas
faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório
e diferenciador do cosmético, e a conseqüente alteração
do perfil identitário do público consumidor, devem-se, principalmente,
a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de
novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio
dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade
de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade;
c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada,
em parte, pela expansão dos meios de comunicação;
d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial
de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor.
Estes aspectos serão examinados por meio de análise lingüísticodiscursiva
de anúncios publicitários impressos em revistas femininas,
no Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1314 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.