Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1314
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos
Título(s) alternativo(s): Revista comunicação, mídia e consumo
Autor(es): Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Autor(es): Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Abstract: Esta comunicação1 discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a conseqüente alteração do perfil identitário do público consumidor, devem-se, principalmente, a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise lingüísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1314
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ(1).pdf325,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.