Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rosa, Dora Leal | - |
dc.creator | Rosa, Dora Leal | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-08T12:45:06Z | - |
dc.date.available | 2011-06-08T12:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.issn | 1516-2907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1384 | - |
dc.description | p.13-26 | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola tem sido entendida, desde a Modernidade, como um locus de
“moldagem” do caráter da criança. Nessa perspectiva, entende-se que a instituição
escolar além de ser responsável pela educação intelectual da criança assume
também responsabilidade em relação à sua educação moral. Esse entendimento,
quanto à função da escola, atravessa os séculos, sendo primeiramente
objeto de reflexão da Filosofia e mais tarde da Sociologia. Considerando que
essa é uma temática sempre contemporânea conforme se explicita nas orientações
dos Parâmetros Curriculares Nacionais relativos ao ensino fundamental
da 1ª à 4ª série, retoma-se, neste trabalho, a discussão sobre o tema, buscandose
refletir sobre as possibilidades e os limites da escola como uma agência de
socialização que contribui para a formação do sujeito moral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | educação moral | pt_BR |
dc.subject | habitus | pt_BR |
dc.title | A Escola e a Formação do Sujeito Moral: Possibilidades e Limites da Instituição Escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista da FACED | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | n.5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
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