Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.contributor.author | Riccio, Nicia Cristina Rocha | - |
dc.creator | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.creator | Riccio, Nicia Cristina Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-11T14:45:14Z | - |
dc.date.available | 2013-12-11T14:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2010-05 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14094 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute a formação continuada do professor universitário face
à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à
explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma
visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de
cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível
de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importân-
cia da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes
de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a
necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a
essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse
contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como
processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como
parte da necessária imersão no universo da cibercultura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFPR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.subject | professor universitário | pt_BR |
dc.subject | tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | educação a distância | pt_BR |
dc.subject | experiência como formação | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Educar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Curitiba/PR | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 37 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)
|