https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14232
Tipo: | Dissertação |
Título: | A ludicidade na práxis pedagógica do professor de música |
Autor(es): | Leal, Luiz Antonio Batista |
Autor(es): | Leal, Luiz Antonio Batista |
Abstract: | Este trabalho teve por objetivo central evidenciar compreensão sobre a práxis pedagógica de professores de Música de uma universidade pública na Bahia, a fim de perscrutar se a dimensão lúdica se faz presente e como se manifesta nessa práxis (na relação dos professores com os alunos, com o planejamento, com os conteúdos de ensino, com a mediação didática e com o currículo do curso). Buscou, também, identificar e analisar as concepções pedagógicas evidenciadas pelos professores. Tivemos como sujeitos, quatro professores do curso de Licenciatura em Música. Utilizamos como método de investigação, o estudo de caso numa abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados, a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e questionários. Obtivemos como principais resultados: a) os professores possuem, de maneira geral, uma concepção pedagógica crítico-construtiva; b) a ludicidade se encontra presente na práxis dos professores de maneira instrumental. Como prospecção, intentamos realizar novas pesquisas no âmbito do estágio tutorial, de alunos licenciandos em música, em escolas da educação básica, tomando como objeto a formação pedagógica e o lúdico como dimensão necessária à educação musical. |
Palavras-chave: | Ludicidade Concepção pedagógica Práxis pedagógica Educação musical |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14232 |
Data do documento: | 18-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.