Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Josicélia Dumêt | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de | - |
dc.creator | Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-20T15:27:41Z | - |
dc.date.available | 2014-01-20T15:27:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2011-02-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14389 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de uma Tese de Doutorado da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade
Federal da Bahia, sobre a produção do cuidado, em unidades de saúde no desenvolvimento do
Estágio Curricular de graduação em Enfermagem (ECS), na perspectiva da sua construção
histórico-social do processo de formação perpassa pela adoção de pressupostos da realidade,
educação, saúde e enfermagem, em sua trajetória, tendências e contradições, que tem como
objetivo: Analisar o processo de produção do cuidado, em unidades do sistema de saúde, no
desenvolvimento do ECS do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma Universidade
pública, no estado da Bahia, no período de 2009 a 2010. Estudo exploratório, descritivo, com
abordagem qualitativa, que, pela coerência com o objeto e objetivos deste estudo, pela
relevância da práxis conferida pelo Estágio Curricular de Graduação em Enfermagem e a
produção do cuidado, o Materialismo Histórico Dialético foi utilizado como modelo teóricometodológico
para a análise e discussão dos resultados, haja vista que os fenômenos de saúde,
segundo essa Teoria, são compreendidos como resultado da organização social para a
produção/consumo, pois é dela que dependem os seres humanos, e nessa dinamicidade a cada
momento há uma ação diferente, e reproduzem inúmeras contradições específicas. Definiramse
como sujeitos: coordenador, docentes, discentes e enfermeiras (os) preceptoras (es) da
disciplina do Estágio Curricular II, do Curso de Graduação em Enfermagem. Os depoimentos
foram coletados, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática, em
unidades de saúde de dois municípios Baianos. Para a análise dos resultados, os depoimentos
foram classificados e organizados seguindo o cruzamento destes de acordo com a
metodologia da análise temática. Três grandes categorias empíricas surgiram dos discursos
dos sujeitos, que tratam da Formação que diz respeito às dimensões da construção do saber: o
ensino da Enfermagem. Atuação profissional, no que se refere ao processo de produção do
cuidado, em cenário dos estágios, e Categoria das Relações Institucionais. O estudo aponta
que no currículo do Curso analisado, a carga horária do Estágio Curricular Supervisionado é
inferior ao preconizado pelas DCN/ENF, porém, consegue produzir mudanças na produção do
cuidado em Enfermagem, e que é possível considerar significados nas tecnologias do
trabalho para a produção desse cuidado, individual e coletivo; trabalho em equipe; autonomia;
integralidade; individualidade; relações e atitudes profissionais interativas na perspectiva da
consolidação do processo educativo dos profissionais de saúde articulado às necessidades de
saúde/doença do usuário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Produção do Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Materialismo Histórico | pt_BR |
dc.title | Produção do cuidado em cenários do sistema de saúde como parte do estágio curricular do curso de graduação em enfermagem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.program | em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF)
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