Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Ângela Lúcia Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, Zelinda dos Santos | - |
dc.creator | Barros, Zelinda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-03T20:03:35Z | - |
dc.date.available | 2014-02-03T20:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14531 | - |
dc.description.abstract | A formação docente a distância ensejou a criação de um novo espaço para a abordagem de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileiras, ampliando as possibilidades de estudo da etnicidade. Características particulares da
EAD, como o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação e a ênfase
à expressão escrita, passaram a demandar investigações que analisem os desdobramentos da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afrobrasileiras, assim como outros temas ligados à diversidade cultural. Esta tese investiga as implicações de um curso a distância voltado para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, em particular, a forma como os sujeitos se apropriam dos conteúdos sobre a temática e os reelaboram no espaço virtual. Trata-se de um estudo de caso do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileiras do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA), em que se utilizou o lurking (observação à espreita) como estratégia de observação. É adotada uma abordagem interdisciplinar – Estudos Étnicos, Comunicação, Educação, Sociologia, Antropologia, Linguística – e operacionalizado o conceito de etnicidade virtual em referência ao fenômeno de produção e reprodução de diferenças no ciberespaço, marcado pelo reconhecimento de experiências e memórias consideradas comuns a
determinado contingente humano. Por meio da análise das interações nos fóruns de discussão, dos projetos pedagógicos apresentados pelas/os cursistas como trabalho
de conclusão de curso e dos questionários de avaliação aplicados ao longo do curso, foram explorados os significados atribuídos à participação num curso de formação para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Entre outros aspectos,
a pesquisa identifica as características e peculiaridades de um curso online que
aborda a diversidade cultural e localiza as lógicas de produção e reprodução que
orientam a expressão da etnicidade em ambientes virtuais de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Etnicidade | pt_BR |
dc.subject | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Online Education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ethnicity | pt_BR |
dc.subject | African-Brazilian | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.title | Implicações da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓS-AFRO)
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