Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Bustamante, Vania | - |
dc.contributor.author | McCallum, Cecilia | - |
dc.creator | Bustamante, Vania | - |
dc.creator | McCallum, Cecilia | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-10T10:41:45Z | - |
dc.date.available | 2014-03-10T10:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 0102-7182 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14712 | - |
dc.description | p. 506-515 | pt_BR |
dc.description.abstract | Realizamos um estudo etnográfico sobre o cuidado infantil no cotidiano familiar de moradores de um bairro popular de Salvador, visando integrar preocupações da psicologia com a discussão antropológica sobre pessoa. Utilizamos observação participante e entrevistas. Tomando como ponto de partida as reflexões de Ayres, defendemos que o cuidado envolve construção permanente de projetos de pessoa em um marco de relações de poder. Como resultados da pesquisa, identificamos a centralidade do trabalho cotidiano com o corpo para alcançar o objetivo de ter uma criança educada e com a natureza dominada, preocupações que são centrais na construção da pessoa. Defendemos a importância de pensar na construção social da pessoa para fortalecer uma agenda de pesquisa em psicologia que contemple a diversidade cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300008 | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Parentesco | pt_BR |
dc.subject | Care | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Person | pt_BR |
dc.subject | Kinship | pt_BR |
dc.title | Cuidado infantil na relação entre adultos e crianças na periferia de salvador | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia & Sociedade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 33, n. 3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)
|