Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Fabio Jesus | - |
dc.contributor.author | Lima, Jussara Borges de | - |
dc.creator | Santos, Fabio Jesus | - |
dc.creator | Lima, Jussara Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-06T20:53:04Z | - |
dc.date.available | 2014-06-06T20:53:04Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.isbn | 9788565044066 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15074 | - |
dc.description.abstract | O trabalho traz o conceito e as implicações da educação para a informação, apresentando
iniciativas empíricas notadas nas organizações da sociedade civil da cidade de Salvador,
Bahia, em 2012. A investigação pauta-se no projeto de pesquisa “Competências
infocomunicacionais: estudo em organizações da sociedade civil de Salvador” realizado no
âmbito do Grupo de Pesquisa em Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento
(Gepicc), vinculado ao ICI-UFBA. A amostra original é de 39 organizações. Para este
trabalho utilizou-se seis depoimentos, obtidos a partir de entrevista semi-estruturada com os
gestores dessas organizações. Observa-se que iniciativas na promoção de competências
geralmente são uma resposta das organizações à situação de exclusão social e digital. O
fomento dessas competências apresenta-se no sentido de inclusão social. Todas as
organizações direcionam a educação digital para crianças e adolescentes. Contudo, três
apontam que mantém infocentros abertos à comunidade ao redor, mesclando-se a questão da
preparação para o mercado de trabalho. Essas organizações demonstram a intenção de que o
público se aposse das ferramentas digitais, saindo da posição de beneficiário de suas
atividades para parceiro. Implícito a todo esse processo está a noção de desenvolvimento de
competências em informação. Embora não se possa assegurar que as organizações estão
promovendo a educação para a informação, na ótica deste trabalho, observa-se o
direcionamento de algumas ações nesse sentido. As organizações da sociedade civil, que
historicamente reconhecem o acesso à informação como condição para a cidadania, estão
encaminhando esforços e recursos para a inserção de setores marginalizados na Sociedade da
Informação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/225/273 | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Educação digital | pt_BR |
dc.title | Educação para a informação: direcionamentos de organizações da sociedade civil de Salvador | pt_BR |
dc.title.alternative | Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Florianópolis | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho Apresentado em Evento (ICI)
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