Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Guimarães, Jamile Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira | - |
dc.creator | Guimarães, Jamile Silva | - |
dc.creator | Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-07T13:31:50Z | - |
dc.date.available | 2014-07-07T13:31:50Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 0104-1290 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15131 | - |
dc.description | p. 895-908 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetivou analisar os fundamentos teórico-metodológicos de uma prática educativa integral em saúde promovida por uma ONG junto a jovens em situação de risco pessoal e social. Foram realizadas entrevistas em profundidade com seis participantes, observação sistemática das atividades educativas e pesquisa documental de textos, reportagens e vídeos no blog institucional. Articulando métodos diversos, esta ação educativa promove o diálogo e uma dinâmica de problematização, trabalhando em grupos cooperativos e fortalecendo relações horizontais entre os jovens e os educadores. Os resultados apontam para a formação de uma postura reflexiva que permitiu aos jovens ressignificar tabus e mitos sobre questões de saúde e compreender melhor a si mesmos, constituindo-se como sujeito. A análise crítica da informação mostra-se essencial para que se estabeleça uma relação entre o conhecimento e seu valor para a vida, e, por conseguinte, a saúde. O sentido construído é parâmetro de escolhas e motor de ações de autocuidado. Ao criar condições para que o jovem reflita e explore conceitos e procedimentos sociais e de saúde, esta prática educativa lhe oportuniza construir uma visão sobre a saúde e o significado de ser saudável. Conclui-se que o desenvolvimento da capacidade de análise, discernimento e decisão recursa ao jovem para organizar e conduzir sua vida pessoal e coletiva, de forma mais crítica, autônoma e participativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000400009 | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.title | Educação para a Saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de risco | pt_BR |
dc.title.alternative | Saúde e Sociedade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 21, n. 4 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)
|