Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cotta, Rosângela Minardi Mitre | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Saraiva da | - |
dc.contributor.author | Lopes, Lílian Lelis | - |
dc.contributor.author | Gomes, Karine de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Cotta, Fernanda Mitre | - |
dc.contributor.author | Lugarinh, Regina | - |
dc.contributor.author | Mitre, Sandra Minardi | - |
dc.creator | Cotta, Rosângela Minardi Mitre | - |
dc.creator | Silva, Luciana Saraiva da | - |
dc.creator | Lopes, Lílian Lelis | - |
dc.creator | Gomes, Karine de Oliveira | - |
dc.creator | Cotta, Fernanda Mitre | - |
dc.creator | Lugarinh, Regina | - |
dc.creator | Mitre, Sandra Minardi | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-19T13:48:19Z | - |
dc.date.available | 2014-08-19T13:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 1413-8123 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15646 | - |
dc.description | p. 787-796 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300026 | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Problematização | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Ciência & Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 17, n. 3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IMS)
|