Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Hebe-
dc.contributor.authorCouto, Lara-
dc.creatorCouto, Lara-
dc.date.accessioned2014-08-29T13:22:50Z-
dc.date.available2014-08-29T13:22:50Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.date.submitted2014-02-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15738-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um questionamento sobre a construção do papel cênico dentro de processos em que há a desvinculação entre o ator e a personagem. A pesquisa analisa os procedimentos empregados no processo criativo do espetáculo Dorotéia, do grupo Panacéia Delirante - no qual as atrizes se revezam na interpretação dos principais papéis da peça - com o intuito de discutir alternativas de composição no desempenho cênico. São averiguadas também as possíveis contribuições da citada desvinculação para a aprendizagem do ator. Para tanto, a pesquisa examina as referências teóricas e visuais usadas no processo criativo, assim como registros gerados durante a montagem. Além disso, o estudo agrega outros materiais bibliográficos sobre o tema, apresentando conceitos que não foram discutidos no processo de construção do espetáculo, mas que trazem contribuições que poderiam aprofundar as reflexões em torno do tema da pesquisa. No que diz respeito à composição da personagem em casos de desvinculação, parte-se da hipótese de que o uso de imagens iconográficas e figurativas pode ser um instrumento capaz de dar direcionamento às diferentes elaborações cênicas, funcionando como um ponto de partida comum para a criação. Fotografias, pinturas e gravuras pode se converter em um referencial concreto que oriente os atores em suas elaborações, enquanto o exercício da imaginação condiciona o intérprete a responder de maneira rápida e criativa às provocações do processo. Na elaboração das personagens do espetáculo foram utilizadas pinturas de Edgard Degas, Toulouse-Lautrec e gravuras da prancha do Continuum do Reflexo de Susto retiradas do livro Anatomia Emocional, de Stanley Keleman. Dorotéia é um texto de Nelson Rodrigues – a encenação em discussão estreou em 2010 em Salvador, sob a direção de Hebe Alves.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectConstrução da personagempt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectDesvinculação ator/personagempt_BR
dc.subjectImagem e imaginaçãopt_BR
dc.titleDorotéiaS: Uso de imagens e mudança de papéis em cenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMarfuz, Luiz-
dc.contributor.refereesTrigo, Isa Maria Faria-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticas, letras e artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.subject.cnpqInterpretação Teatralpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Lara Couto - versão FINAL PARA IMPRESSÃO (1).pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.