https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15784
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Perfil e trajetórias acadêmicas de egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA em 2012 |
Autor(es): | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas Santos, Vanessa Prado dos Nascimento, Marcio Luis Ferreira Veras, Renata Meira Domenici, Eloisa Leite Costa, Genaro Fernandes de Carvalho Santos, Elisa Mendes Oliveira Almeida, Adriano Alberto Franco, Bruno Adelmo Ferreira Mendes Silva, Tâmila Pires da |
Autor(es): | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas Santos, Vanessa Prado dos Nascimento, Marcio Luis Ferreira Veras, Renata Meira Domenici, Eloisa Leite Costa, Genaro Fernandes de Carvalho Santos, Elisa Mendes Oliveira Almeida, Adriano Alberto Franco, Bruno Adelmo Ferreira Mendes Silva, Tâmila Pires da |
Abstract: | Este capítulo reúne os dados coletados com todos os participantes da pesquisa Perfil e Trajetórias Acadêmicas dos Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia, estudantes da primeira turma de todos os bacharelados interdisciplinares da UFBA, que concluíram os seus respectivos cursos no tempo mínimo de três anos, no final de 2011, e se diplomaram no início de 2012. A criação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), sua implementação e início das primeiras turmas em 2009 trouxeram um novo modelo de graduação para a UFBA. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil e as trajetórias acadêmicas dos estudantes egressos desse novo modelo, que integraram a primeira turma dos BI da UFBA. Foi realizada uma pesquisa de metodologia quantitativa e qualitativa, em duas etapas consecutivas: aplicação de questionários semiestruturados online e realização de entrevistas com os egressos dos BI. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados um questionário semiestruturado, construído pela equipe, usando a ferramenta Lime Survey. A versão final do questionário continha 62 questões divididas em objetivas, de múltipla escolha e discursivas. O questionário online foi enviado para os e-mails dos egressos dos BI da UFBA, tendo respondido ao questionário 129 estudantes egressos dos Bacharelados Interdisciplinares, o que corresponde a 62% do total de egressos que concluíram os quatro BI no ano de 2011. Dos 129 alunos graduados no ano de 2011, 40% eram do sexo masculino e 60% do sexo feminino, com média de idade de 25,42 anos. Setenta e três alunos (56,6%) realizavam outra atividade pararela ao BI. A maioria dos estudantes (76%) cursaram os componentes curriculares no turno noturno. Cento e dezesseis alunos (89,9%) dispunham de computador próprio. A maioria (88; 68,2%) respondeu que optaram pelo BI por ele “ser uma proposta interessante/diferente/inovadora”. Setenta alunos (54,3%) consideraram os componentes curriculares interdisciplinares. No momento do questionário, 96 egressos (73,6%) estavam realizando Cursos de Progressão Linear (CPL) e 33 (26,4%) não. Dentre os 96 que cursavam um CPL, 93 estavam fazendo outra graduação na própria UFBA, dois na UNIFACS e um aluno se encontrava no estado do Espírito Santo. Oitenta e oito egressos (68,2%) responderam que o BI havia influenciado nas suas escolhas profissional e/ou de vida. Acreditamos na importância da contínua realização de pesquisas, como esta, frente às constantes mudanças no cenário sociopolítico e econômico, na contemporaneidade. Verificamos que o estudo do perfil e das trajetórias acadêmicas dos egressos dos BI é fundamental para compreendermos quem são e como são feitas as escolhas dos nossos alunos, buscando ainda subsídios para melhorar a qualidade do ensino. |
Palavras-chave: | Educação superior egressos Bacharelado Interdisciplinar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15784 |
Data do documento: | 3-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGEISU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumo do capítulo de livro Perfil e trajetórias acadêmicas de egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA em 2012.pdf | 60,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.