Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lôbo, Soraia Freaza | - |
dc.contributor.author | Costa, Conceição Sousa | - |
dc.creator | Costa, Conceição Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T16:01:36Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T16:01:36Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16045 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou analisar a situação do erro no processo de ensino-aprendizagem, a partir das concepções de professores de ciências do nível fundamental, e teve como fundamentação as epistemologias de Gaston Bachelard e de Jean Piaget. Adotou-se, neste trabalho, uma concepção de erro baseada nestas duas epistemologias, as quais têm um sentido de crescimento cognitivo, logrando, respectivamente, tanto o progresso da ciência quanto do intelecto humano. Na pesquisa, foi utilizado o método hermenêutico – interpretativo para a apropriação dos referenciais teóricos e uma metodologia de abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados. Apesar de nossos referenciais teóricos não apresentarem nenhum estudo que trate, especificamente, do tema desta pesquisa, para servir de orientação na apresentação e discussão dos resultados encontrados, estes foram interpretados e analisados com base nestes referenciais, direcionando-se a discussão para o ensino de ciências. Ao final do trabalho, pudemos concluir que os professores, ao mesmo tempo em que compreendem a importância do erro no processo de construção de conhecimento pelo educando, permanecem atuando de forma tradicional, tratando o erro como um entrave ao desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, apontando para a necessidade de se repensar a formação dos professores de ciências do nível fundamental, no sentido de um maior conhecimento sobre a ciência, seus processos de produção, validação e socialização, entre os quais o seu ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Erro de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia bachelardiana | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | O erro no processo ensino-aprendizagem de ciências no nível fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barbosa, Elyana | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF)
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