Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLôbo, Soraia Freaza-
dc.contributor.authorCosta, Conceição Sousa-
dc.creatorCosta, Conceição Sousa-
dc.date.accessioned2014-09-11T16:01:36Z-
dc.date.available2014-09-11T16:01:36Z-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16045-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar a situação do erro no processo de ensino-aprendizagem, a partir das concepções de professores de ciências do nível fundamental, e teve como fundamentação as epistemologias de Gaston Bachelard e de Jean Piaget. Adotou-se, neste trabalho, uma concepção de erro baseada nestas duas epistemologias, as quais têm um sentido de crescimento cognitivo, logrando, respectivamente, tanto o progresso da ciência quanto do intelecto humano. Na pesquisa, foi utilizado o método hermenêutico – interpretativo para a apropriação dos referenciais teóricos e uma metodologia de abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados. Apesar de nossos referenciais teóricos não apresentarem nenhum estudo que trate, especificamente, do tema desta pesquisa, para servir de orientação na apresentação e discussão dos resultados encontrados, estes foram interpretados e analisados com base nestes referenciais, direcionando-se a discussão para o ensino de ciências. Ao final do trabalho, pudemos concluir que os professores, ao mesmo tempo em que compreendem a importância do erro no processo de construção de conhecimento pelo educando, permanecem atuando de forma tradicional, tratando o erro como um entrave ao desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, apontando para a necessidade de se repensar a formação dos professores de ciências do nível fundamental, no sentido de um maior conhecimento sobre a ciência, seus processos de produção, validação e socialização, entre os quais o seu ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectErro de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEpistemologia bachelardianapt_BR
dc.subjectEpistemologia piagetianapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleO erro no processo ensino-aprendizagem de ciências no nível fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBarbosa, Elyana-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conceição Sousa Costa.pdf644,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.