Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Esperidião, Monique Azevedo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Marta Caires de | - |
dc.creator | Sousa, Marta Caires de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-07T14:08:07Z | - |
dc.date.available | 2014-10-07T14:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2014-04-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16334 | - |
dc.description.abstract | A intersetorialidade tem sido apontada como estratégia importante e necessária para
a efetividade das políticas públicas. Essa discussão é cada vez mais presente em
diversas áreas do conhecimento. Na Saúde está fortemente vinculada à discussão
sobre os Determinantes Sociais da Saúde e à Promoção da Saúde, na Educação é
vinculada à ideia de parceria. No intuito de articular as ações de saúde às ações da
Educação Básica, o Programa Saúde na Escola é concebido como um programa
intersetorial com vistas à melhoria da saúde e da educação dos estudantes das
escolas públicas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar
a ação intersetorial entre saúde e educação utilizadas no processo de
implementação do Programa Saúde na Escola. Trata-se de um estudo de caso
exploratório e descritivo, realizado em um município da Bahia. Foi analisado o
processo político-gerencial desenvolvido na implementação do programa por meio
do grupo de trabalho intersetorial (GTI) municipal, no que se refere ao processo
decisório e à mobilização de recursos, assim como análise do processo de trabalho
dos profissionais envolvidos na condução do PSE. A partir dos elementos
conceituais que envolvem a intersetorialidade e da construção de um modelo lógico
do programa, foi elaborada uma matriz de análise, contendo como unidades de
análise o GTI, duas equipes de saúde da família e três escolas. Para a coleta e
produção dos dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, análise documental
e observação. Os resultados mostraram que conceitualmente a intesertorialidade
ainda é pouco entendida, como também é pouco praticada, havendo mais
justaposição de ações. Na implementação do programa nota-se uma liderança do
setor saúde tanto no que diz respeito ao processo decisório quanto na alocação e
mobilização de recursos. As atividades de saúde nas escolas são preventivas e
realizadas quase exclusivamente pela equipe de saúde, a equipe escolar tem uma
atuação coadjuvante. Os principais achados evidenciam que o PSE fortaleceu a
relação entre os dois setores, no entanto, a articulação intersetorial no processo
político-gerencial e no processo de trabalho mostrou-se frágil e limitada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde na Escola | pt_BR |
dc.subject | Implementação de Programa | pt_BR |
dc.subject | Intersectoral | pt_BR |
dc.subject | Health at School | pt_BR |
dc.subject | Implementation the Program | pt_BR |
dc.title | Saúde na Escola: analisando os caminhos da intersetorialidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.referees | Ferreira, Vitória Solange Coelho | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ISC)
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