Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorCabral, Sandro-
dc.creatorQuintella, Rogério Hermida-
dc.creatorCabral, Sandro-
dc.date.accessioned2011-06-28T12:32:56Z-
dc.date.available2011-06-28T12:32:56Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0034-7612-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641-
dc.descriptionp.1165-1188pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectestratégiapt_BR
dc.subjectescolas de pensamento estratégicopt_BR
dc.subjectescolas de Mintzbergpt_BR
dc.subjectferramenta de análisept_BR
dc.subjectmodelo espacialpt_BR
dc.titleUm modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégicopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv.41, n.6pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
08.pdf350,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.