https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16800
Tipo: | Livro Livro |
Título: | O catolicismo brasileiro e a construção de identidades negras na contemporaneidade: um olhar socioantropológico sobre a Pastoral Afro-Brasileira |
Autor(es): | Santos Filho, Gabriel dos |
Autor(es): | Santos Filho, Gabriel dos |
Abstract: | Estamos todos felizes com a edição do livro O Catolicismo Brasileiro e a Construção de Identidades Negras na Contemporaneidade. Ele traz consigo uma reflexão acadêmica rigorosa sobre a construção política e cultural de um movimento nacional de negros, os Agentes de Pastoral Negra, carinhosamente chamados de APNs. Longe de serem apenas mais uma facção do movimento negro, os APNs religam-se a uma das matrizes africanas, identitárias do povo negro do Brasil, o catolicismo negro originário do antigo Império do Congo. Era lugar comum ver nas manifestações religiosas e laicas do catolicismo praticado pelos negros brasileiros uma forma malandra de sincretismo, pela qual os descendentes de africanos cultivavam aparentemente os santos católicos para encobrirem o seu culto sincero a inquices, vodus e orixás. Esta Antropologia preconceituosa alimentou mais ainda o preconceito reiterado da hierarquia da Igreja Católica no Brasil, que desde o tempo da colonização jamais acreditou na sinceridade da fé católica dos negros brasileiros. As muitas irmandades negras, espalhadas em todos os estados brasileiros, têm vivido sob suspeição há séculos. Para mais cristalizar o preconceito, parte importante do Movimento Negro Brasileiro que reconhece apenas o candomblé gêge-nagô como matriz religiosa negra no Brasil, vê no catolicismo negro apenas uma prática de resistência, um biombo protetor da verdadeira religião negra, o candomblé. O estudo da história da África traz à tona a evidência da conversão do Império do Congo ao catolicismo desde a segunda viagem de Diogo Cão, entre 1485 e 1487, que instala os primeiros missionários naquele reino africano. A nobreza do reino, os manicongos, aderem em massa à nova religião que acreditam ter magia mais forte. Mbanza Congo é rebatizada São Salvador (muito antes de São Salvador da Bahia). Em 1506 assume o poder o primeiro rei católico, Afonso I, que estabelece relações diplomáticas regulares com o rei de Portugal. Em 1595 cria-se o bispado de São Salvador e em 1645 chegam ao Congo os Capuchinhos, que terão um papel de destaque na expansão do catolicismo no reino. A grande derrota do rei D. Antonio II, em Ambuíla (1665), para o exército luso-brasileiro que foi reconquistar Angola e restabelecer o tráfico de escravos para o Brasil, trouxe as primeiras levas de nobres manicongos, católicos africanos, escravos para o Brasil. O estudo da história do Brasil nos revela que esses congos católicos criam as várias irmandades negras de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito, da Boa Morte e outras, onde cultivam santos africanos como Santo Antônio de Categeró, Santa Efigênia, Santo Elesbão, que não tem correspondência no candomblé, segundo o dito sincretismo. No rastro dessa civilização conguesa no Brasil, sobrevivem manifestações tradicionais como as Congadas e os Moçambiques, que cultivam a pertença católica. A convivência entre o catolicismo e o culto aos Inquices no antigo Reino do Congo foi marcada por conflitos e por aproximações, o que está na raiz da dupla pertença praticada por vários católicos negros no Brasil, especialmente na Bahia. Ela significa a paz entre a nobreza maniconga e os seus súditos camponeses. É, portanto, legítima a nossa crença que o catolicismo negro é uma das matrizes religiosas, originárias dos africanos e seus descendentes no Brasil, que alimentam a luta pela cidadania negra no Brasil. Este livro primoroso do Padre Gabriel, meu capelão, analisa com as ferramentas da Sociologia e da Antropologia contemporâneas a ação das APNs, na construção da identidade negra libertária, baseada na tradição negra católica brasileira. A leitura de O catolicismo brasileiro e a construção de identidades negras na contemporaneidade nos revela toda a diversidade cultural das origens africanas e das construções militantes negras contemporâneas. |
Palavras-chave: | Cristianismo e culturaCristianismo e cultura - Brasil Catolicismo - Brasil Relações raciais – Aspectos - religiosos – Igreja Católica Racismo Pastoral Afro-Brasileira Agentes de Pastoral Negros |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | EDUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16800 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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