Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.editor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-15T20:38:17Z | - |
dc.date.available | 2014-12-15T20:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-232-0741-0 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16808 | - |
dc.description | Impresso em formato: 20x21cm Tiragem: 500 exemplares. 144p. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este livro, organizado pela professora Ana Katia Alves dos Santos, coordenadora do
Programa Pibid-Pedagogia, com a colaboração da professora Alessandra Assis, Coordenadora
Institucional do Pibid-Ufba, apresenta reflexões e vivencias atuais sobre uma temática urgente. O tema dos primórdios da educação, ora denominada alfabetização, ora letramento que envolve questões emergentes e comprometidas com o a formação de professores e a
inclusão como acesso a uma cidadania plena é recorrente em todas as linhas, em todas as páginas. É com imensa satisfação que nos congratulamos com a magnitude deste singular Programa que, de forma agregadora, reúne e motiva entusiasticamente profissionais dos cursos
de Pedagogia e educadores e gestores de Escolas Públicas. Nossa preocupação surge como apelo urgente, das vozes de uma população analfabeta
que ecoam na nossa consciência e clamam silenciosa e insistentemente neste nosso contexto, neste nosso lugar, paradoxalmente tão esplendoroso e magnífico e tão carente ao mesmo
tempo. Como é possível a coexistência de tantos seres humanos que não tem acesso a
formas de cidadania plena e de participação que somente podem ser alcançadas através de
uma alfabetização com outros “seres humanos” – será mesmo? – que tem acesso a tantas tecnologias da informação e comunicação? É preciso rever e promover uma conversão do olhar sobre estas formas de exclusão e
negação da cidadania. Esta coletânea é o inicio de um esforço pertinaz que acreditamos, sem sombra de dúvida, oportunizará reflexões fecundas promovendo perspectivas atuaisde alfabetização para a infância, trazendo e sugerindo propostas para uma educação permanente e continuada de professores também, partindo de vivencias concretas em algumas
escolas públicas com as quais o Pibid-Pedagogia atua e convive em parceria com o Centro de Investigação da Infância, Ética e Educação em Direitos Humanos (CRIETHUS), vinculado ao grupo de pesquisa e epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas da Faced-Ufba. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDUFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Alfabetização para a infância: perspectivas contemporâneas | pt_BR |
dc.type | Livro | en |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros (EDUFBA)
|