Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1710
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA
Título(s) alternativo(s): REVISTA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS
Autor(es): Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira
Dias, Camila Pereira Fernandes
Jesuíno, Fernanda Azevedo
Alcântara, Taiana Quéssia Neves de
Figueiredo, Isis C.
Sá, Ana Carolina Souza
Bastos, Clara Maia
Suñé, Roberta Sampaio
Belitardo, Priscila Machado M.
Oliveira, Cindy S.
Santana, Mariana C.
Casqueiro, Janine B.
Lopes, Daisy Milena C.
Adan, Luís Fernando Fernandes
Silva, Luciana Rodrigues
Autor(es): Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira
Dias, Camila Pereira Fernandes
Jesuíno, Fernanda Azevedo
Alcântara, Taiana Quéssia Neves de
Figueiredo, Isis C.
Sá, Ana Carolina Souza
Bastos, Clara Maia
Suñé, Roberta Sampaio
Belitardo, Priscila Machado M.
Oliveira, Cindy S.
Santana, Mariana C.
Casqueiro, Janine B.
Lopes, Daisy Milena C.
Adan, Luís Fernando Fernandes
Silva, Luciana Rodrigues
Abstract: O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente.
Palavras-chave: pediatria - ensino e aprendizado
pedagogia médica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1710
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4151-10237-1-PB.pdf269,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.