Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paim, Jairnilson Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Patricia Dantas de | - |
dc.creator | Araújo, Patricia Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-16T21:02:56Z | - |
dc.date.available | 2015-04-16T21:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2014-09-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17415 | - |
dc.description.abstract | A construção de um sistema de saúde democrático constitui um processo social e político desafiador. Na arena de disputa de poderes político, técnico e administrativo a Educação Popular em Saúde (EPS) pode ser considerada uma ferramenta estratégica para fortalecer a mobilização e constituição de sujeitos. Diversos estudos têm proposto a inclusão da EPS nas políticas de educação e gestão da saúde, inclusive registrando iniciativas do SUS nessa perspectiva. Assim, a investigação desses processos poderia contribuir na análise da coerência entre os propósitos, métodos e organização no sentido de indicar distintas estratégias. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o projeto de Participação e Educação Popular em Saúde (MobilizaSUS), formulado e implementado no Estado da Bahia entre 2007 e 2014, identificando propósitos, métodos e formas organizativas adotados, a coerência entre os mesmos, assim como caracterizando possíveis influências da EPS sobre esses propósitos, métodos e organização. O Projeto MobilizaSUS integra o Plano Estadual de Saúde (PES 2012-2015), sendo voltado para fortalecer o controle social, com gestão democrática e participativa e ampliação dos canais de diálogo com a sociedade visando à consolidação do Sistema Único de Saúde na Bahia. Assim, foi realizado um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para o processamento e análise dos dados foi construída uma matriz orientadora com categorias analíticas e dimensões de análise, a partir dos componentes do “Postulado da Coerência”. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a junho de 2014, com dirigentes e técnicos do projeto. Observou-se que o MobilizaSUS apresenta coerência entre seus propósitos, métodos e organização e que os princípios da EPS tem pautado a forma como o grupo organiza seus processos de gestão, de organização e de educação, mesmo enfrentando os limites de uma instituição burocratizada. Apesar das dificuldades identificadas na implementação, considera-se que o MobilizaSUS representa uma experiência que aponta para a constituição de sujeitos com capacidade de influir na agenda política. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Participação e Controle Social | pt_BR |
dc.subject | Postulado da Coerência | pt_BR |
dc.subject | MobilizaSUS | pt_BR |
dc.subject | Popular Education in Health | pt_BR |
dc.subject | Social Participation and Control | pt_BR |
dc.subject | Postulate of Coherence | pt_BR |
dc.subject | MobilizaSUS | pt_BR |
dc.title | Participação e educação popular em saúde: propósitos, métodos e organização. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | David, Helena Maria S. Leal | - |
dc.contributor.referees | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva-ISC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ISC)
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