Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico José Souza de | - |
dc.contributor.author | Marulanda, Daniela Botero | - |
dc.creator | Marulanda, Daniela Botero | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-22T12:11:41Z | - |
dc.date.available | 2015-04-22T12:11:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2015-03-30 | - |
dc.identifier.issn | 793.3 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17450 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende criar um diálogo entre as artes cênicas e a antropologia da
dança. A partir de um estudo etnográfico em escolas de ballet clássico em Salvador analisam-
se as formas como é incorporada a técnica a partir de elementos como os usos da linguagem
metafórica e a construção de corporalidades.
Metodologicamente a pesquisa retoma conceitos da etnografia e da etnometodologia
para analisar descrições e relatos, fazendo ênfase nos sentidos implícitos dentro das formas
como se descreve a prática. A pesquisa utiliza relatos da minha experiência como bailarina e
ao mesmo tempo dialoga com relatos de professoras e alunas recolhidos durante o trabalho de
campo.
A pesquisa preocupa-se em questionar afirmações do senso comum sobre o ballet
clássico como seu caráter universal, a necessidade de uma corporalidade homogênea, assim
como conceitos de beleza e sensibilidade que são utilizados cotidianamente dentro das aulas
de dança. A partir de um diálogo com posturas teóricas da antropologia da dança procura-se
entender o contexto no qual este senso comum foi construído.
O diálogo entre disciplinas pretende também ressaltar as formas como a dança e seus
usos sociais encontram-se inseridas dentro de relações de poder que reproduzem noções de
dominação de umas culturas sobre outras.
Finalmente, esta pesquisa conclui que mesmo as opiniões das pessoas envolvidas na
prática do ballet estejam divididas entre a percepção do ballet como universal e como
estranho, o aprendizado do ballet é uma experiência tanto familiar quanto estranha. Por isso, é
necessário, rastrear os potenciais políticos e poéticos e reconhecer aprática dentro desta
tensão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Bolsista Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Balé | pt_BR |
dc.subject | Corpo - Movimento | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal na arte | pt_BR |
dc.subject | antropologia da dança | pt_BR |
dc.title | O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referees | Camargo, Giselle Guilhon | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
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