Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Iracema Brandão-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Santos-
dc.creatorSilva, Amanda Santos-
dc.date.accessioned2015-05-19T13:31:50Z-
dc.date.available2015-05-19T13:31:50Z-
dc.date.issued2015-05-19-
dc.date.submitted2014-02-17-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17732-
dc.description.abstractDesde que foram instituídas, em 1990, as medidas socioeducativas, que se constituem em formas de responsabilização para adolescentes envolvidos em atos infracionais, têm sido tema de uma série de trabalhos, sobretudo, nos campos do Direito, da Educação e da Psicologia. Nas Ciências Sociais, no entanto, a produção ainda é insuficiente. São raras as pesquisas que discorrem sobre as medidas. Considerando a relevância das mesmas, o presente trabalho procura discutir o sistema socioeducativo, explorando mais profundamente a experiência da Bahia. De maneira geral, tratamos das práticas punitivas (e assistencialistas) que antecederam o sistema socioeducativo, do seu processo de construção e dos desafios vividos por ele. Nosso objetivo foi analisar o tratamento que o Estado vem dispensado ao público infanto-juvenil envolvido em práticas ilícitas, com foco no sistema socioeducativo.Since social-educational measures, which are forms of accountability for teenagers involved in illegal acts, were implemented in 1990, they have been the subject of a number of studies, especially in the fields of law, education and psychology. In the social sciences, however, production is still insufficient. There are a few studies that discuss the measures. Considering the importance of these studies, this paper discusses the social-educational system, exploring more deeply the experience of Bahia. In general, the paper discusses the punitive (and welfare) practices leading up to the social-educational system, its process of construction and the challenges experienced by it. Our goal was to analyze the treatment that the state has dealt to the children and youth involved in illegal practices, focusing on the social-educational system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subjectSistema socioeducativo.pt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectOffensept_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectSocial-educational systempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDelinquencia juvenilpt_BR
dc.titleDe menor infrator ao adolescente em conflito com a lei: um estudo sobre o sistema socioeducativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPossas, Mariana Thorstensen-
dc.contributor.refereesPedreira, Lúcia Álvares-
dc.contributor.refereesLourenço, Luiz Claudio-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsFFCH-PPGCSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.