Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sena, Eduardo Pondé de | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e | - |
dc.creator | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-17T20:18:30Z | - |
dc.date.available | 2015-07-17T20:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17950 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A prematuridade pode influenciar a aquisição da linguagem oral, ocasionando
riscos ao seu desenvolvimento, com possibilidade de futuras repercussões no processo de
aprendizagem. Indivíduos nascidos pré-termo podem apresentar alterações nas aquisições
fonológicas e lexicais. Objetivo: Descrever as habilidades de fonologia e de vocabulário
expressivo em indivíduos nascidos pré-termo. Metodologia: A avaliação da fonologia e do
vocabulário expressivo foi realizada através do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, em 20
indivíduos nascidos pré-termo, com baixo peso ao nascer, na faixa etária de 2, 3 e 4 anos,
assistidos no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência -
CEPRED. Resultados: Na prova de fonologia (imitação e nomeação) destacaram-se os
processos fonológicos de simplificação de líquidas, de encontro consonantal e de consoante
final. Na prova de vocabulário, observou-se maior dificuldade na nomeação do campo
conceitual Locais e melhor desempenho nas categorias de Animais, Brinquedos e
Instrumentos Musicais. Quanto aos processos de substituição, houve o predomínio do
processo de substituição por co-hipônimo. Discussão: Indivíduos nascidos pré-termo e com
baixo peso apresentam riscos para alterações no desenvolvimento da linguagem,
provavelmente pela imaturidade neurológica. Entretanto, não se pode descartar a influência de
fatores socioeconômicos, culturais e ambientais. Habilidades menos desenvolvidas na
consciência fonológica e no vocabulário têm sido evidenciadas em indivíduos nascidos pré-
termo, quando comparados a nascidos a termo. Conclusão: Os resultados evidenciaram a
dificuldade encontrada pelos indivíduos na produção das líquidas e nas estruturas silábicas
mais complexas, assim como na nomeação de diferentes campos conceituais, ressaltando a
importância da intervenção fonoaudiológica precoce, a fim de prevenir e/ou minimizar futuras
alterações no desenvolvimento da linguagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Preterm birth can influence the oral language acquisition, causing
development risks, with future possibility of repercussions in the learning process. Preterm
children may show disorders in phonological and lexical acquisition. Objective: To describe
the phonology skills and the expressive vocabulary in preterm individuals. Methodology: The
phonology and the expressive vocabulary evaluation was performed using the ABFW- Child
Language Test, in 20 preterm children, with low birth weight, at the age of 2, 3 and 4 years
old, assisted in the Prevention and Rehabilitation State Center of Persons with Disabilities -
CEPRED. Results: In the phonology test (imitation and naming) the phonological process of
liquid simplification of consonant and final consonant stood out. In the vocabulary test, there
was greater difficulty in appointing the Places’ conceptual field and better performance in the
categories of Animals, Toys and Musical Instruments. In relation to the substitution
processes, there was a predominance of the replacement process by co-hyponym. Discussion:
Preterm and underweight individuals run the risk of disorders in language development,
probably due to the neurological immaturity. However, the influence of socioeconomic,
cultural and environmental factors cannot be ruled out. Less developed skills in phonological
awareness and vocabulary have been evidenced in preterm children, compared with term
infants. Conclusion: The results showed the individuals’ difficulty in the production of liquid
and in the most complex syllabic structures as well as the appointment of different conceptual
fields, emphasizing the importance of early language intervention in order to prevent and / or
minimize future disorders in language development. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prematuro | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.title | Habilidades expressivas da linguagem em crianças nascidas pré-termo. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Luciana Lyra Casais e | - |
dc.contributor.referees | Fernandes, Fernanda Dreux Miranda | - |
dc.contributor.referees | Cardoso, Carla | - |
dc.contributor.referees | Sena, Eduardo Pondé de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Luciana Lyra Casais e | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.program | Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPIOS)
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